Projeto da 3e Soluções implanta eficientização energética em instituições de Goiás e reduz consumo em mais de 276 MWh por ano

Projeto da 3e Soluções implanta eficientização energética em instituições de Goiás e reduz consumo em mais de 276 MWh por ano

Beneficiando instituições de saúde e educação, a iniciativa economizou energia suficiente para abastecer 112 residências durante 12 meses.

A 3e Soluções finalizou, em agosto de 2025, um projeto de eficientização energética em duas instituições de Goiás, gerando uma economia de energia de 203 MWh/ano para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), em Goiânia, e de 73,62 MWh/ano para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Itumbiara. Ao todo, a energia economizada com os projetos seria o bastante para abastecer uma média de 112 residências de Goiás durante um ano, tendo como base o ano de 2024.

A eficientização contempla a substituição de equipamentos elétricos, como ares-condicionados e lâmpadas, por modelos eficientes, além da instalação de sistemas de energia com fonte incentivada. No equipamento de saúde, que realiza atendimentos públicos em diversas especialidades por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), foram instalados 16 ares-condicionados que possuem tecnologia Inverter, que, ao contrário dos modelos tradicionais, estabilizam o funcionamento do compressor e evitam sobrecargas no consumo de energia. Já o sistema fotovoltaico instalado na unidade tem capacidade para gerar 144,9 kWp.

No Senai Itumbiara, instituição voltada à capacitação profissional, incluindo cursos gratuitos, 78 lâmpadas foram substituídas por modelos LED, que mantêm a potência luminosa mesmo reduzindo o consumo de energia. Além disso, foram instalados nove ares-condicionados com tecnologia Inverter e um sistema fotovoltaico com potência máxima de 19,55 kWp.

Durante o processo de eficientização, a equipe da 3e monitora o impacto da adoção do sistema antes e depois da instalação, com medição dos aparelhos substituídos e dos que foram levados à instituição. Além disso, a empresa acompanha a destinação dos equipamentos em desuso, garantindo o aproveitamento do material adequado e a reciclagem das peças inutilizáveis.

O projeto, que foi executado em atendimento ao Grupo Equatorial Energia, com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), incluiu também o treinamento da equipe para o manuseio correto dos novos equipamentos, além de orientações sobre consumo responsável de energia. “Além de essas mudanças reduzirem a emissão de carbono (CO²) nas instituições beneficiadas, nós instituímos esses processos de acompanhamento para garantir que práticas sustentáveis serão adotadas em conjunto com os novos equipamentos, de forma que esse impacto positivo para o meio ambiente tenha continuidade”, ressalta a supervisora de Obras e Serviços da 3e Soluções, Gabriela Duarte.